
O complexo de ilhas dos Açores apesar de fazerem parte de Portugal, estão localizadas a 1500 km da costa. Esta distância fez com que as ilhas houvessem a sua cultura um pouco diversificada em relação a portuguesa, tal como sua culinária, o acento do seu portugues um pouco diferente do que se fala em Lisboa por exemplo e principalmente a cultura folclórica.
As tradições folclóricas Açorianas são marcadas por muita festa, originalidade e riqueza cultural. Algumas das tradições culturais imperdíveis das ilhas Açorianas são as músicas e danças Chamarritas compostas também pelo violão Açoriano, a tradição da “morte do porco” e o eventos folclóricos mais marcantes das ilhas se chama festival do Espirito Santo.
Uma das qualidades mais notáveis dos Açores é a receptividade e alegria por receber turistas por parte da comunidade local, juntando com a riqueza natural e cultural, fazem com que você tenha uma grande variedade de opções de lazer, e também dar continuidade a diversão com o bônus de boas-vindas quando terminar as suas atividades.
Chamarritas
Quase todos os grupos étnicos possuem suas tradições folclóricas, musicais e danças típicas. Nos Açores isso não é diferente, além de que, possui uma importância diária na vida dos locais.
As Chamarritas é uma música e dança conhecida em todos os Açores, com mais evidência nas regiões de Faial e Pico. A atividade é representada pela reunião de amigos, familiares e conhecidos, guiados por un narrados e músicos muito animados, dançam em círculos com muita alegria. Trata-se de tradições musicais herdadas de gerações a gerações por muitos anos as quais sofreram pequenas alterações nas letras, mas a energia e a dança ainda são as mesmas. Segue um exemplo de música popular.
A senhora Chamarrita
É uma santa mulher
Sai de manhã para a missa
Entre à noite quando quer
Dá voltas à Chamarrita
Quem manda voltar sou eu
A senhora Chamarrita
É uma santa mulher
Dá os ossos ao marido
Come a carne com quem quer
Se a Chamarrita não volta
Eu grito “aqui d’el rei”

Festival Folclórico dos Açores
Também conhecido como Festa do Espírito Santo, é um festival de origem religiosa e deverá ser a maior celebração cultural das ilhas. A celebração começa no domingo de páscoa e tem uma longa duração de sete a oito semanas. Durante este período, uma coroa e bandeira simbólicas do Espírito Santo são variadas de família em família a cada semana. Estas que são recebidas com muita honra em suas residências até a coroação final no dia do domingo de pentecostes.
As tradições folclóricas Açorianas é sem dúvida a festa cultural mais festejada nas ilhas, representada de dança, muita comida, reunião entre amigos, fogos de artifício e claro, muita alegria como já é costume local. Esta tradição tem tamanha importância que não é apenas festejada no arquipélago, o seu povo local leva suas tradições também em suas bagagens quando vivem em outros países.