O futebol dos Açores e seus jogadores

As ilhas dos Açores, apesar de estarem bem afastado de Portugal, fazem parte do território Português, sendo assim, os times de futebol do arquipélago também participam dos campeonatos portugueses Primeira Liga (Liga Nos), Segunda Liga, Terceira Liga, Liga de Honra e também um campeonato local, dedicado apenas para as ilhas, conhecido como “Série Açores”.

Apesar de as ilhas Açorianas serem muito pequenas, possuem seu respeito reconhecido no futebol português, de momento, 2 de suas equipes estão entre os 18 times que fazem parte do campeonato da primeira Liga: Futebol Clube Marítimo e o Santa Clara. No entanto, devido ao tamanho limitado, os jogadores açorianos ainda passam por certas dificuldades para continuar no processo de evolução.

Assim como o brasileiro, o povo açoriano ama o futebol. Muitos dos que amam jogar bola tentam fazer carreira como jogador, já outros preferem assistir o jogo do seu time preferido e fazer parte da torcida do estádio ou a partir de casa com sua família e muitas vezes, realizando suas apostas para aumentar a emoção da partida até mesmo com o código promocional KTO.

Motivações e dificuldades

Não deverá ser muito fácil evoluir profissionalmente em futebol vivendo em um conjunto de ilhas pequenas. A propósito, a maior dificuldade que os times vêm encontrando são relacionadas a constante evolução e motivação por falta de competitividade.

Sabendo que o Açoriano é apaixonado por futebol, os treinadores das equipas, assim como o governo do arquipélago vem buscando criar oportunidades para a evolução dos jogadores. Sendo assim, algumas medidas estão sendo tomadas, como diversificação nos treinos e o convite de jogadores de fora para participarem das equipes locais.

Muitos dos jogadores que se tornam profissionais nos times de futebol dos Açores vem do futebol de rua, sendo assim, o governo local está buscando criar mais oportunidades e incentivo para os amantes da bola através da construção de mais campos de futebol, com a intenção da criação de novos times profissionais e aumentar a quantidade de equipes que participam do campeonato Série Açores de 10 para 12 times. A idéia dos novos campo de futebol também irá ajudar a redução da criminalidade local através do incentivo ao esporte.

Os craques do arquipélago

Entre os craques da bola das ilhas dos Açores, se destacam 3 elites do futebol nacional: Pauleta este que foi desde sempre um dos melhores jogadores locais e também de Portugal; Eliseu o qual passou anteriormente por diversos times antes de entrar no Santa Clara, inclusive o Benfica, pelo qual ficou conhecido mundialmente por levar sua Vespa para o gramado quando o Benfica foi Tricampeão da Primeira Liga; e Pepe começou a carreira no Marítimo, passo para o Porto e foi campeão com o time, jogos no Real Madrid e faz parte da seleção de Portugal como capitão.

No geral, os jogadores dos Açores estão evoluindo muito, inclusive alguns novos jogadores começam a se destacar, mostrando assim que a o incentivo da torcida e a aptidão de se tornar um craque é grande e há muito suporte da comunidade local e de outros jogadores, inclusive Pauleta, este que é o herói do futebol Açoriano.